De 12 a 22 de agosto, o Coro de Câmara de Campina Grande está em turnê pelos estados de Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas, levando o espetáculo Vozes Ancestrais: a música coral afro-indígena brasileira
A iniciativa integra o Projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), como uma ação de circulação artística que celebra a diversidade e a ancestralidade da música coral brasileira.
Com 42 integrantes, o grupo se apresentará nas cidades de Recife, São Luís, Belém e Manaus, promovendo concertos, rodas de conversa, visitas culturais e apresentações conjuntas com corais locais.

Segundo o maestro e professor da UFCG, Vladimir Silva, a participação no Projeto Pixinguinha tem grande valor formativo e simbólico:
“O impacto dessa experiência é transformador, tanto técnica e musicalmente quanto no aspecto político e social. É uma oportunidade única de intercâmbio, de escuta, de construção coletiva com outras vozes do Brasil”, afirma o regente.
Repertório e colaborações
Além de Vozes Ancestrais, que dá nome à turnê, o coro também apresentará o Cancioneiro Atlântico, do compositor paraibano Danilo Guanais, junto a outras obras representativas da música coral brasileira contemporânea. As apresentações contarão com a participação de coros convidados das capitais visitadas, entre eles:
- Coral da UFMA (São Luís – MA)
- Coral São João
- Coro Carlos Gomes (Belém – PA)
- Coral da Universidade do Estado do Amazonas
- Coral do Amazonas (Manaus – AM)
Histórico e trajetória
Fundado em 2010, o Coro de Câmara da UFCG tem se destacado por seu trabalho voltado à música brasileira e à performance de obras que vão do Renascimento à contemporaneidade, com ênfase em compositores do Nordeste. No currículo, constam turnês por diversos estados do Brasil e apresentações internacionais nos Estados Unidos, França e Portugal.
Um dos marcos da carreira do grupo foi a estreia mundial da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no ano de 2017.
📅 Cronograma da Turnê 2025
📍 Recife – PE
- Terça, 12/08 – 17h
Cancioneiro Atlântico, na Igreja N. Sra. do Rosário da Varzéa
📍 São Luís – MA
- Quarta, 13/08 – 18h
Vozes Ancestrais, no Auditório Central da UFMA - Quinta, 14/08 – 9h
Visita ao Quilombo Urbano - Quinta, 14/08 – 19h
Concerto com coros locais, Igreja de Santo Antônio - Sexta, 15/08 – 9h
Roda de conversa com mestres do Tambor de Crioula, Bumba-Meu-Boi, Matraca, Zabumba e Orquestra - Sexta, 15/08 – 18h
Cancioneiro Atlântico, Auditório Aldo Leite da UFMA
📍 Belém – PA
- Sábado, 16/08 – 19h
Vozes Ancestrais, Igreja de Santo Alexandre - Domingo, 17/08 – 9h
Visita ao Arraial da Pavulagem - Domingo, 17/08 – 16h
Concerto com coros locais, Catedral Metropolitana - Segunda, 18/08 – 19h
Cancioneiro Atlântico, Memorial dos Povos (Sala Vicente Salles)
📍 Manaus – AM
- Terça, 19/08 – 19h
Vozes Ancestrais, Teatro da Instalação - Quarta, 20/08 – 11h
Cancioneiro Atlântico, Catedral Metropolitana de Manaus (com Coral da Universidade do Estado do Amazonas) - Quarta, 20/08 – 19h
Concerto com coros locais, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (com Coral do Amazonas) - Quinta, 21/08 – 10h
Visita ao Parque das Tribos - Quinta, 21/08 – 15h
Visita ao Museu da Amazônia
Acompanhe a turnê
Siga os bastidores, vídeos e registros da turnê no perfil oficial do grupo:
@corodecamaracg
Da redação

