Convite foi feito por Alckmin e reforçado pelos bispos, mas a resposta do Vaticano ainda é um mistério.
A Arquidiocese de Belém desmentiu rumores de que o papa Leão XIV teria confirmado presença na Conferência da ONU sobre o Clima (COP30). O evento está marcado para novembro, na capital paraense.
A informação circulou em redes sociais e veículos não oficiais, mas não tem respaldo da Igreja nem do Vaticano.
Em nota emitida a arquidiocese esclareceu que o pontífice “ainda não confirmou sua participação” e que “não há definição sobre os representantes oficiais da Santa Sé que participarão do evento”.
O convite foi enviado pela própria arquidiocese, pela CNBB, pelo Governo do Pará e pelo Governo Federal, mas ainda não há resposta.
“Lamentamos que mais uma vez informações sem a devida apuração sejam disseminadas, desconsiderando princípios básicos do jornalismo”, afirmou a nota.
A participação oficial da Igreja Católica na COP30 está sendo organizada por uma comissão conjunta. Ela é formada pela CNBB, pela Nunciatura Apostólica no Brasil e pela Arquidiocese de Belém.
“Qualquer definição oficial sobre a presença do Santo Padre será divulgada exclusivamente pelos canais da Santa Sé”, reforça o comunicado.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo.
Convite entregue por Alckmin no Vaticano

O convite do governo brasileiro foi entregue pessoalmente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, no Vaticano, em maio.
Alckmin representou o presidente Lula e, em publicação nas redes sociais, disse:
“Levo o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado. O novo papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança.”
Outro convite entregue ao papa
No dia 1 de julho, o papa Leão XIV recebeu no Vaticano representantes da América Latina, Ásia e África. O grupo entregou ao pontífice o documento “Um chamado por justiça climática e a casa comum”, elaborado em preparação à COP30.
O cardeal brasileiro Jaime Spengler confirmou que o convite do governo brasileiro foi reiterado e que o papa considera a possibilidade de participar da COP30.
No entanto, sua agenda no Vaticano para o Jubileu e uma possível viagem estão entre os compromissos que podem interferir na decisão.
“Ele tem consciência da importância da palavra da Igreja nesse contexto. Agora aguardamos sua resposta”, disse o cardeal.
COP30 na Amazônia
A COP30 acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. Será a primeira vez que a conferência da ONU sobre mudanças climáticas será realizada na Amazônia.
A conferência reúne quase 200 países para discutir metas de redução de emissões, financiamento climático e preservação de florestas tropicais.
Até o momento, não há confirmação oficial da presença de Leão XIV em Belém.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro – 3215-7001/ 98926-2453 / comunicacao@arqbelem.org”

